Pesquisar Neste Blog

Carregando...

BARRO AMASSADO, VASO DE VALOR.

PENSE NISSO.
Jó 33. 6 Eis que vim de Deus,
como tu; do barro também fui formado.
TEXTOS BASE:
Jó 10. 8, 9 As tuas mãos me fizeram e me entreteceram; e, todavia, me consomes. Peço-te que te lembres de que, como barro me formaste, e de que ao pó me farás tornar.
Atos 9. 15, 16 Disse-lhe, porem, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E Eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.

INTRODUÇÃO
Assim a bíblia descreve a formação do homem, "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra" Gn 2. 7 Igualando-se a figura do oleiro ao modelar um vaso de barro (Jr 18. 6), Deus destaca seu estreito relacionamento com o homem (Gn 1. 26, 27) e o distingue das demais criaturas (Gn 1. 24, 29, 30), mostrando assim seu Poder Soberano. Quebrando completamente a ideia irracional do evolucionismo, temos por prova em Gn 1. 26, 27 o verbo "façamos" e o pronome "nossa" que estão no plural, isso é uma menção a Santa Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo entrando em conselho e usando ainda as palavras "imagem" e "semelhança", mostrando a intima relação entre Deus e o homem que é a sua maravilhosa obra. Fica para os evolucionistas a seguinte pergunta de Deus feita a Jó: "Onde estavas tu quando Eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência" cap. 38. 4.

  
VAMOS REFLETIR
A ORIGEM
A FORMAÇÃO
A EVOLUÇÃO
O BARRO
Muitos tentam explicar a origem, a formação e a evolução do homem que acabam confundindo a mente das pessoas que buscam uma resposta para estas questões, porem parece mais fácil crer nas teorias (que nunca irão deixar de ser teorias), que acreditar nas respostas bíblicas.
Destes três versículos a cima citados, quando se trata de falar de vasos de barro e do absoluto Poder de Deus na vida do homem, os textos mais lidos são Atos 9 e Jeremias 18. Os versículos de Jó 10. 8, 9; 33. 6 mostram-nos a origem do homem, e é aqui que vamos começar.


ORIGEM:

Gênese é a pronuncia grega da palavra Origem e, Bereschith é a pronuncia hebraica da palavra Gênesis, que encontramos na maioria das bíblias, onde o seu significado é Principio. Outros significados da palavra Origem (dicionário Aurélio) são: Começo, Procedência, Naturalidade, Preceitos, Regras, Ascendência e Princípio, que tem um significado muito interessante = Momento ou local ou trecho em que algo teve sua causa primaria, ou seja, sua Origem. Sendo assim temos:

A Origem dos Céus e da Terra.
A Origem dos Animais Aéreos, Aquáticos e Terrestres.
A Origem de todas as Vegetações, Arvores e Plantas.
A Origem do Homem e da Mulher
Gênesis 1. 1 "No princípio, criou Deus os céus e a terra"
O verbo Criar (hebraico: Bará) significa: Formar, dar Existência, mostra Deus como único Criador e referisse tanto a criação do mundo, quanto dos animais e da humanidade (Gn 1. 1, 21, 27).  8 versículos confirmam a Autoridade e o Poder de Deus na criação Gn 1. 3, 6, 9, 11, 14, 20, 24, 26. usando a expressão "E disse Deus"
Sendo Deus o Criador de todas as coisas, fica claro a Origem, o Principio é o momento. "disse Deus" e tudo se fez conforme a sua Palavra (Sl 33. 6; Hb 11. 3.).
Ainda antes que houvesse dia, Eu Sou, e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando Eu, quem impedirá? (Isaías 43. 13).
O capitulo 1 e 2 de Gênesis são complementares, ou seja, um texto completa e explica o outro. Como não estão escritos em ordem cronológica, muitos confundem-se e chegam á afirmar que existiram duas criação e até mesmo dois Adão. "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1 Co 2. 1 - 14).
Como eu já falei, um é complemento do outro, uma parte explica a outra, nesta forma:

GÊNESIS
CAPÍTULO 1
1  NO princípio criou Deus os céus e a terra.
2  E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
3  E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
4  E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
5  E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
6  E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
7  E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
8  E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
9  E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
10  E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

CAPÍTULO 2
5  E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
6  Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.

CAPÍTULO 1
11  E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
12  E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

CAPÍTULO 2
8  E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; 
9  E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
10  E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
11  O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
12  E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.
13  E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
14  E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.

CAPÍTULO 1
13  E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
14  E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
15  E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
16  E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
17  E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
18  E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
19  E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
20  E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
21  E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
22  E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
23  E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
24  E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
25  E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
26  E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

CAPÍTULO 2
7  E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
15  E tomou o SENHOR Deus o homem, (Gn 2: 8 que tinha formado) e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
16  E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
17  Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
19  Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20  E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
18  E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
21  Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22  E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
23  E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24  Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
25  E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

CAPÍTULO 1
27  E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28  E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
29  E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
30  E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
31  E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

CAPÍTULO 2
1  ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
2  E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
3  E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
4  Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus

Observações:
A palavra Shabath (Hb) literalmente significa: descansar, parar  =  Gn 2: 1, 2, 3
A palavra Sabbaton (Hb) literalmente é sábado.
Apesar da escrita e o calendário já estarem bem definidos nos tempos de Moisés, Gn 2: 2 diz que Deus descansou no sétimo dia e não no sábado, sendo assim, não esta definindo qual foi o dia da semana nem a data da semana e simplesmente "O Sétimo Dia"

FORMAÇÃO:
No dicionario Aurélio, tirando as vírgulas e unindo as palavras temos a seguinte explicação: Ato ou efeito ou modo de formar e constituir um caráter e uma mentalidade. Assim compreendemos melhor Gênesis 1. 26, 27 quando a expressão "disse Deus"
Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou...
Muitos são os que pensam ser estes versículos algo relacionado a forma física e até facial que nos temos (eu também já preguei assim). Quando Deus fez o homem, a sua maior preocupação foi que este fosse perfeito assim como Deus é Perfeito. Adão teve esta perfeição, tanto, que os versículos 1516 e 17 de Gn 2, nos da a clareza de que Adão andava com Deus, pois era comum Deus passear no jardim pela virada do dia (Gn 3. 8).

IMAGEM E SEMELHANÇA: Não posso deixar de admitir que estas palavras referem-se também a forma física. Em geral, algo que é feito, formado, criado, modelado igual ou parecido com o original, seja divino, humano, animal ou entidades espirituais. Mas, isso não significa que o homem tenha a imagem física e aparente de Deus, mesmo que  Gênesis 1. 27 afirme "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou", Porque em Êxodo 20. 4. disse Deus: "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra". Deus não é contra os seus próprios princípios. É bem claro que este é o Primeiro dos Dez Mandamentos, que na época de Adão não tinha sido citado, pois Adão não tinha pecado. Adão foi formado do pó da terra portanto, é um ser terreno, com atributos divinos. Era morto, sem vida, tendo recebido um atributo que só pertence a Deus, passou e ser Alma vivente (Gn 2. 7; Ec 12. 7). Adão deveria refletir a  Imagem Pura e Santa, a Autoridade e o Reinado de Deus na terra. Semelhantemente, possuindo espírito, sabedoria, caráter moral, inteligência, autoconsciência, e livre arbítrio. Adão e Eva eram seres terrenos (1 Co 15. 47a), não eram deuses, apenas refletião a imagem e semelhança de Deus, sendo eles os únicos humanos formados com estas características que não fui atribuída a nenhum outro ser vivo na face da terra que possamos imaginar. Com o pecado cometido por Adão e Eva toda a humanidade perdeu a Imagem Pura e Santa, a Autoridade e o Reinado. Leia 1 Coríntios 15.

A EVOLUÇÃO:
Este é um assunto que também causa muita polêmica entre os teólogos modernos, a ciência e os evolucionistas, principalmente quando se trata do homem e da terra. Mas vamos ver os exemplos desta palavra?
1. Evolução: Processo desenvoltorio que consiste numa série de modificações progressivas dos seres humanos, animais ou vegetais. Podemos citar também a Evolução racional, cultural, comportamental, de idéias, de padrões e outros termos que possam passar por este processo.
2. Evoluir:  Sofrer ou Passar gradualmente de um estado a outro numa modificação evolutiva.
3. Evoluído: Que atingiu um elevado grau de desenvolvimento estrutural.

Como vimos no tópico a cima sobre a Formação, o primeiro processo evolutivo do homem foi do pó da terra, onde este passa de um estado mineral microscópio para macroscópio. No segundo processo, ele passa de alma morta para alma vivente.
No terceiro processo, ele tem que frutificar e multiplicar.
Neste terceiro processo, a evolução humana passou a ser por meio da relação sexual entre o homem e a mulher, e assim também os animais machos e fêmeas, e cada  uma das espécies tiveram os seus processos evolutivos físicos, e apenas o homem o processo evolutivo mental.

Quando falamos de Evolução humana, o choque mental é tão complexo e suas explicações tão absurdas que é até hilário saber que muitos estudaram tanto para entenderem tão pouco ou até nada. Os exemplos acima citados trás com clareza que o homem e apenas este evoluiu em todas as árias, e a própria ciência que estuda a Evolução garante "O HOMEM É O ÚNICO SER VIVENTE RACIONAL" isto significa que os animais mesmo tendo cérebro, não evoluem como os humanos dentro das esferas psíquicas, mentais, racionais, intelectuais e física (massa corporia). Leia Gênesis 2. 19

Concluído estes três tópicos pense nisso "Jó 33. 6 Eis que vim de Deus, como tu; do barro também fui formado".

O BARRO

O barro é o elemento mais usado biblicamente para representar o homem. O texto do livro de Jeremias deixa claro que Deus faz como Ele quer com quem Ele quer.

Aguarde o termino desta reflexão, obrigado.


       

    4 comentários:

    1. Muito bom...

      Está de parabéns...

      ResponderExcluir
    2. Poxa, muito inspirador teu blog!! Mto massa mesmo! Bjão, priminho! Fica com Deus!

      ResponderExcluir
    3. Graça e Paz!
      Muito boa essa postagem. Parabéns e que Deus continue te abençoando. Vou está seguindo o seu blog.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado, você foi o motivo pelo qual não exclui este blog. com certeza estarei terminando o mesmo em breve e, escrevendo outras paginas de reflexões. Espero continuar servindo de exemplo não só para você mais para outros que pelo os quais serei recomendado pela sua pessoa. Deus te abençoe Amém.

        Excluir

    Deixe seus comentários ou sugestões para reflexão.